A União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo em parceria com o Serviço Educativo do Museu Abade de Baçal celebrou hoje o Dia Internacional da Mulher com oito mulheres vítimas de violência doméstica que se encontram institucionalizadas em casas de acolhimento de Bragança.
As comemorações iniciaram-se pela manhã com a realização de um Workshop intitulado “Labirinto Sensitivo” dinamizado pela D.ª Ana Pereira, responsável pelo serviço Educativo do Museu.
As dinâmicas implementadas possibilitaram aos participantes uma reflexão em torno das ilusões provocadas pelos sentidos e da necessidade de união entre todos, baseada na empatia, para se poderem alcançarem objetivos.
Após o desenvolvimento do Workshop, foi oferecida, a cada participante, uma hera como símbolo da força e da resistência destas mulheres aos maus tratos a que foram sujeitas. No final, realizou-se um almoço convívio com todas as mulheres presentes no evento, num restaurante da cidade, onde os diálogos de incentivo, confiança e esperança acompanharam a refeição.
A estas mulheres o nosso agradecimento pela coragem de romperem com a situação vivida e pelo esforço que, neste momento, estão a imprimir na (re)construção das suas vidas. O nosso muito obrigada por terem estado connosco e terem partilhado vivências e soluções para uma problemática que teima em permanecer e que em muitos casos se expressa em números trágicos.
Todos juntos vamos continuar a lutar e encontrar soluções para combater os abusos e construir um mundo igualitário.